Rapa Nui

Blog

5 agosto 2010

O melhor de Buenos Aires

buenos-aires

BAIRROS

– PALERMO VIEJO, PALERMO SOHO E PALERMO HOLLYOOD
Destaque um dia em sua viagem e recorra á este reduto especialíssimo de Buenos Aires. Antes de qualquer coisa vamos falar um pouco sobre o bairro: antigamente era um bairro da nobreza da cidade, passado o tempo, muitas casas foram abandonadas, se tornou um bairro velho, por isso chamado de “Palermo Viejo”. Aqui você está perto dos parques e bosques de Palermo, dos ótimos restaurantes de Las Cañitas e muito mais. Também é o reduto da juventude alternativa, repleto de pubs, cafés, barzinhos.
Vale recordar que também é neste bairro que se encontram os grandes estúdios de cinema da argentina e é por isso que também recebe o nome de “Palermo Hollywood”. Na famosa Plaza Cortazar (Plaza Serrano) há a famosa Feira de Arte, é realmente imperdível, com muita coisa interessante mesmo. Ao redor da pequena praça estão vários bares com mesinhas á beira da calçada, ateliês de artistas, lojas de decoração e design e principalmente as melhores grifes.
Por todo este clima boêmio, artístico, jovem e restaurador em meio á arquitetura antiga e a bucolidade da paisagem, este bairro ficou conhecido também por Palermo SOHO, uma alusão ao SOHO de Nova York, bairro americano com as mesmas características do portenho.

– RECOLETA
A Recoleta foi concebida a inícios do século XVIII como um espaço para o retiro e orações de freires, monges e religiosos franciscanos. Funcionava o Convento dos Padres Recoletos. Em 1716 se constrói a atual igreja Nossa Senhora del Pilar. Só em 1830 redesenha-se o aspecto urbano atual para albergar as numerosas famílias vindas de San Telmo por causa da epidemia da febre amarela. O espaço mais característico da Recoleta é, sem dúvidas, o cemitério, famoso pela majestuosidade de seus mausoléus, seu charme. O túmulo da famosa ex-primeira dama argentina, Eva Perón, também está no cemitério da Recoleta.  Curiosamente, Recoleta é também a zona de maior concentração de opções para o lazer dos jovens da cidade. Destaca-se a elegância e o valor arquitetônico de muitos dos prédios de estilo clássico.
Ainda na Recoleta você pode visitar o Museu Nacional de Belas Artes, a Plaza Torcuato de Alvear, nesta praça funciona todos os fins de semana uma das mais prestigiadas feiras de artesanato de Buenos Aires com uma grande presença de artistas de rua. O Palais de Glace também está na região, onde realizam exposições de fotografia, desenho, gravuras, pintura, etc. e o Centro Cultural Recoleta.

– SAN TELMO
San Telmo é um canto da cidade cheio de história e personalidade. Foi na metade do século XIX o lugar de residência da classe alta de Buenos Aires. No final do mesmo século, por causa de uma penosa epidemia de febre amarela, seus moradores emigraram para a região norte da cidade, hoje Bairro Norte e Recoleta. Nos anos setenta, inicia-se a restauração de uma parte do bairro, rica em estilo arquitetônico, querendo ressaltar a arte, a boemia e os antiquários. Hoje é o referente mais importante do mercado de antigüidades na América do Sul. Possui mais de 500 lojas que oferecem todo tipo de antiguidades e coleções de objetos.

Em San Telmo você encontrará numerosos bares, pubs e clubes de tango. Caminhar pelo bairro é voltar no tempo. A sua típica arquitetura colonial, as estreitas calçadas empedradas, as lojas, as ruas de pedra e as antiguidades representam a magia do seu valor histórico.
Na praça Dorrego aos domingos, a partir das 10 da manhã até as 5 horas da tarde, funciona a feira de San Telmo, famosa no mundo inteiro pela sua excentricidade e a variada oferta de elementos históricos, móveis, porcelanas, óculos, canetas, maçanetas, cartões, tecidos, chaves, câmeras fotográficas, discos de tango, pôsteres , toalhas de mesa, etc. Outra atração se gera na rua com os artistas de todo tipo: plásticos, desenhistas, mimos, músicos e bailarinos de tango, atores, etc. que fazem do bairro um espetáculo maravilhoso. É um verdadeiro show que oferece Buenos Aires para não perder! Conheça-o!

– PUERTO MADERO
É a região leste da cidade, rica em propostas e atrativos para o turismo. Aqui se localiza o antigo porto de Buenos Aires, hoje renovado e aproveitado em cada canto. Renovado em um prédio que possui toda uma extensa variedade de espaços gastronômicos e lugares de lazer noturno. Os docks foram transformados em sofisticados restaurantes e lofts residenciais que conservam (embora modernizada) a antiga arquitetura estilo inglês daqueles anos. Puerto Madero representa para Buenos Aires um ponto de encontro ao meio-dia de muitos portenhos, de executivos a funcionários, e é, sem dúvida, um dos lugares mais destacados que a cidade oferece ao turismo. Ideal para passeios a pé e, aproveitando seu caminho de pedestres, visitar os cinco diques que conformam Puerto Madero.

– LA BOCA
La Boca é o antigo porto onde encalharam, no início do século passado, um numeroso grupo de imigrantes vindos, na sua maioria, da Itália e da Espanha e alguns de outros países da Europa. Ali nasceram os primeiros cortiços, vivendas coletivas que albergavam temporariamente aos recém-chegados.
Destacam-se as casas feitas de zinco e madeira pintadas com a sobra de pintura para barcos, daí a variedade de cores. A paisagem colorida e ter sido um dos cenários mais populares do tango.
Em La Boca está Caminito, antigamente passavam por ali os trilhos do trem. Hoje é um espaço tradicional de artistas plásticos com a temática de La Boca. Funciona todos os dias das 10h às 18h. O estádio do Boca Juniors também está em La Boca, um dos times mais importantes e populares da Argentina.  Pode ser visitado todos os dias de 10 a 18h.

– CENTRO
O centro é o coração da cidade. Ele concentra a maioria das sedes bancárias, hotéis internacionais e uma grande variedade de lojas, além das propostas culturais e de lazer. Um dos seus atrativos turísticos é a famosa Rua Florida, uma rua de pedestres que possui em toda sua extensão lojas e galerias de todo tipo. Na Florida com a Av. Córdoba está localizada a “Galerias Pacífico”, uma valiosa jóia arquitetônica e artística onde se destacam seus imponentes murais e a qualidade de suas ofertas.
Próximo às Galerias Pacífico localiza-se a Praça San Martin, uma praça histórica e uma das mais belas. Nesse lugar, estava a única praça de touros de Buenos Aires. Também foi marco das invasões inglesas em 1806 e 1807. É um excelente lugar para bater fotos!
A Av. 9 de Julio percorre a cidade de lado a lado e é a avenida mais larga do mundo com seus 140 metros de extremo a extremo. Na sua interseção com a Av. Corrientes está localizado o Obelisco que rememora as duas fundações de Buenos Aires em 1536 e 1580. Hoje, é um ícone dos portenhos.
O ponto de interesse mais destacado para os portenhos e os turistas é a Av. Santa Fé, caracterizada pelas atraentes lojas de roupa, calçado; importantes galerias, cafés e bares, da Praça San Martin até o Jardim Botânico no bairro de Palermo. Recomenda-se percorrê-la em todo seu perímetro já que você encontrará numerosos cartões-postais da cidade. Como por exemplo o Teatro Colon!

Deixe seu comentário

(Obrigatório)

(Obrigatório)

(opcional)

Busca

Newsletters

receba novidades do Rapa Nui na direto no seu e-mail.

Categorias

Últimos Comentários

Nuvens de Tags

Harry Potter Orlando Universal Studios

Arquivos

Rede Sociais

Al. Antunes nº 105 – Barra Avenida
Salvador – Bahia – CEP: 40 140 020
Tel: 55 71 3267-6090 / Fax: 55 71 3264-3601